Histórias Extraordinárias



Edgar Allan Poe é o mestre do terror e do suspense, e é também considerado o precursor da literatura policial.
Nessa obra espetacular, José Paulo Paes reúne alguns dos contos mais conhecidos como “O gato preto”, “O escaravelho de ouro”, entre outros. Poe é conhecido por sua notável profundidade psicológica, usando artifícios narrativos que deixam qualquer leitor agonizando. Ele dá vida a cena e você sofre junto com a personagem. É incrível como Poe consegue usar as palavras de forma tão sedutora, te puxando para dentro do texto.
Confesso que de inicio achei um pouco difícil de acompanhar a leitura, com sua forma intrincada de se expressar, também por causa das inúmeras palavras rebuscadas, que me faziam ir ao dicionário por diversas vezes em uma única página.
Mas depois de pelo menos dois contos lidos eu já estava habituada à forma da narrativa e às palavras requintadas, e agora sou uma verdadeira fã.
Meus contos preferidos são: “O coração delator”, “O poço e o pendulo”, “Berenice” e “William Wilson”. É claro que todos são ótimos e cada um tem o seu aspecto diferencial que ressalta a história, mas eu prefiro aqueles onde o mistério é mais presente, com reviravoltas que só o Poe conseguiria criar com tamanha perfeição.
É difícil falar sobre contos, já que são histórias completamente diferentes uma da outra, e eu ficaria uma eternidade aqui falando sobre cada uma delas. Mas eu posso dizer que é impossível não se apaixonar pelo autor e pela sua escrita rica em detalhes, ele sabia como trabalhar com as palavras, escolhia a forma e o momento certo de usá-las.
Vou ficando por aqui porque eu já babei muito ovo por hoje (rs). Quem quiser saber mais sobre o autor e suas obras, entrem no blog da Tatiana, que foi o motivo por eu ter me interessado pelo livro.