O Hobbit


  Quem nunca ouviu falar no Hobbit?
  Um clássico da literatura fantástica lançado em 1937 por ninguém menos que J.R.R.Tolkien.
  O pequeno Bilbo cativou milhares de leitores de todas as idades ao redor do mundo, e até hoje continua fazendo novos fãs.
  Nesse natal, quando rasguei o papel do meu presente, vi que dentro continha a linda edição comemorativa de 75 anos de "O Hobbit". Fiquei tão feliz que já fui logo lendo as primeiras páginas e as incríveis ilustrações.
  Após uma visita inesperada de 13 anões e do mago Gandalf, Bilbo recebe uma proposta de se aventurar em busca de um tesouro que, há muitos anos atrás, havia sido roubado por um dragão. A proposta foi aceita, e o nosso "grande" herói parte rumo ao desconhecido.
   Muitas pessoas têm receio de começar a ler os livros do Tolkien porque sabem sobre sua fama de descrever cenários inteiros, dando detalhes do clima, do relevo, das plantas, dando informações ao leitor que talvez pudessem ser consideradas inúteis como: o que foi comido no café da manhã, quantas vezes por dia ele regava seu jardim, e coisas do tipo. Mas acredito que são exatamente esses detalhes que dão a cor para suas obras.
  A história é cheia de surpresas e momentos emocionantes, com muitas cenas de ação e perigo, mas além de tudo isso, entrar num mundo novo, completamente desconhecido, com elementos fantásticos nunca antes visto, como os próprios hobbits, os orcs, a língua élfica, etc, é o que realmente faz toda a diferença. É muito gostoso ir descobrindo aos poucos cada detalhe da Terra Média e toda a fantasia que a rodeia. A leitura flui tanto que quando me dei conta já estava no final do livro sem ter percebido.
  Apesar de ter sido escrita inicialmente para crianças, o fundo moral e cristão contido nas entrelinhas conquistou também os adultos. A luta do bem contra o mal, a crítica sobre ganância e abuso de poder, a figura de um ser fraco e aparentemente incapaz como sendo o salvador. Tudo isso enriquece a história, abrindo um leque enorme de possibilidades de interpretações.
   Não deixe de ler essa história maravilhosa. Tenho certeza que ela também entrará para sua lista de favoritos.